Tudo o que um bom headhunter não faz

Desculpem-me os mais discretos, mas contundência é fundamental. Espero que a leitura desse post ajude um profissional a não cair na lábia de alguns profissionais que se dizem do nosso ramo de executive job search.

1. Como candidato, não pague a um headhunter para que este prospecte oportunidades para você. Isso não existe. As consultorias sérias têm como cliente a pessoa jurídica, ou seja, as empresas. Receber currículos e conversar com profissionais faz parte, portanto, do trabalho de um consultor de busca e retenção de executivos.

2. Um trabalho de busca e seleção para um posto executivo deve ser altamente responsável. Após colocar o profissional no seu posto, a consultoria fecha um contrato de nunca mais tirá-lo do posto desta empresa. Num processo seletivo, a palavra final é sempre da empresa, que escolhe entre pelo menos três candidatos.

3. Portanto, as empresas sérias não brincam de Playstation ou Transformers. Buscam uma utópica exatidão na seleção. Se este profissional desligar-se da empresa, aí, ele volta a ser um possível candidato a ser trabalhado.

4. Se você acha que a busca de uma consultoria especializada é necessário para repensar sua carreira, refletir sobre transição de mercados ou área de atividade, você pode buscar apoio profissional, mas aí o nome é outro, como transição de carreira, coach, aconselhamento. E cuidado com as consultorias que prometem o mundo e um pedaço das empresas. Óbvio dizer, mas não feche com a primeira empresa. Visite-as, conheça a metodologia, troque idéias com amigos, não tenha a carga de decidir sozinho. Busque referências. Muitas vezes, quem tem uma abordagem low-profile pode revelar surpresas.

5. Trocando em miúdos, uma empresa de executive search não vai fazer outplacement (recolocação profissional), porque isso pode gerar conflito de interesses com seus clientes. No caso do coach, por ser um serviço especializado e de alta confiança, isso acaba surgindo naturalmente.

6. Acompanhe: num outro post, vou abordar como estar no radar de uma empresa de executive search, porque é bom estar em sintonia com headhunters.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>