Hoje, vamos direto ao ponto. Seus problemas terminaram, segue aí um manual de sobrevivência:
• Uma busca de um CEO deverá ter um comitê estabelecido, como é também útil em outras buscas em nível de gestão.
• Deverá estar claríssimo quem serão os entrevistadores e quem estará sendo o líder do processo.
• Logística, agendamentos deverão ter mínimas mudanças, pois isso pode macular a imagem da empresa junto ao convidado, como também a imagem da empresa de recrutamento perante o candidato. Somos todos UM nesse desafio, e interligados. Por isso, recomendamos a centralização do processo numa única pessoa.
• É muito benéfico usar os melhores entrevistadores numa busca de CEO, vice-presidente ou diretor executivo. Às vezes, até subordinados futuros poderão ser submetidos a entrevistar o novo chefe. Claro, isso depende do tipo de indústria e posição.
• Cada entrevistador deverá ver todos os candidatos e idealmente padronizar as perguntas para cada etapa, sem perguntar algo além do que foi combinado.
• Os achismos atrapalham uma avaliação justa, e por isso recomendamos que todos estejam na mesma frequência de entendimento. Toda observação deverá estar em linha. O não gostei por causa disso ou daquilo deverá ser substanciado com as exigências do cargo ou retornar-se ao desenho original.
• No final do processo, recomendamos que os entrevistadores se reúnam como um grupo para discutir os achados, para compartilharem informações relevantes ao cargo. Quem tem um, normalmente, não tem nada. É bom que sempre tenhamos um segundo e talvez um terceiro.
• Em alguns casos ou situações, poderão ser programadas outras entrevistas para refinar e assegurar a melhor escolha. Isso permitirá que todos tenham sido entrevistados numa plataforma semelhante, não prejudicando o balizamento harmonizado, justo.